Análise | ‘A Noiva Cadáver’ e a magia do stop motion

Análise | ‘A Noiva Cadáver’ e a magia do stop motion

21 Agosto, 2019 1 Por Marcos Marques

Muitos filmes ficam marcados na nossa infância, seja os famosos clássicos da Disney ou filmes que nos marcaram de alguma forma e eu tenho quase certeza que você já assistiu A Noiva Cadáver, uma das animações mais incríveis dos anos 2000 e também tenho certeza que você morria de medo. A Noiva Cadáver é uma animação stop motion dirigida por Tim Burton e Mike Johnson que foi lançado em Setembro de 2005.

O filme conta a história de Victor Van Dort que é filho de “novos ricos” que é pretendente de Victoria Evenglot filha de uma família falida. O casamento tem como intuito fazer a família Van Dort subir na sociedade e para os Evenglot é uma mão na roda já que eles podem herdar o dote do casamento e saírem da miséria. Nervoso, Victor não consegue fazer os votos a noiva e corre para a floresta onde ele consegue fazer uma cena e colocar o anel em um galho seco, mas na verdade, é Emily a Noiva Cadáver que aceita o pedido de casamento.

O que faz o filme ser incrível?

A história do filme é muito original, quem um dia iria fazer a história de um homem que é “casado” com um cadáver? Não apenas por isso, mas o filme consegue prender o espectador por uma história bem emocionante porque além de ser uma história engraçada ela trás um romance e uma fantasia do que é a pós-morte, claro, de uma forma cômica.

Uma das melhores cenas onde Victor encontra o seu falecido cachorrinho no submundo | Reprodução: Warner Bros. Pictures

A animação o ponto principal do filme. O stop motion sempre encanta os amantes de animações, mas em A Noiva Cadáver é simplesmente incrível de como todos os detalhes e o exagero é presente. O fato como o filme é totalmente cinza da a impressão de que sempre está nublado ou chovendo, mas, quando as cenas mudam para o submundo tudo fica insanamente colorido e mudando totalmente o tom do filme. O exagero é por conta da animação do Tim Burton que é conhecido por ter uma estética gótica, mas é fácil perceber na anatomia dos personagens onde o nariz é gigantesco, o queixo largo, olhos gigantes e fundos e um corpo totalmente desproporcional.

E claro, uma boa animação precisa ter músicas! E acredite, apesar de não ter muitas músicas a trilha sonora do filme é linda e as canções são mais incríveis ainda.

A Noiva Cadáver arrecadou 117 milhões em bilheteria mundial e possui 83% de aprovação no Rotten Tomatoes.