6 mangás e animes baseados em esportes que fizeram sucesso no Japão e no mundo

6 mangás e animes baseados em esportes que fizeram sucesso no Japão e no mundo

27 Março, 2020 0 Por Marcos Marques

Não é segredo para ninguém que muitos mangás e animes japoneses fazem sucesso no mundo todo, e de diversos tipos. Por aqui, aqueles que envolvem luta são os mais populares – casos de Dragon Ball, Saint Seiya, One Piece e Naruto, por exemplo. No entanto, estes não são os únicos casos de sucesso.

Para aqueles que gostam de esportes, já foram lançados uma série de mangás e animes com essa temática nos últimos anos. Abaixo, listamos seis que fazem e fizeram bastante sucesso no Japão e pelo mundo.

Slam Dunk

Criada por Takehiko Inoue nos anos 90, a série Slam Dunk traz a história do protagonista Hanamichi Sakuragi, um garoto do ensino médio que lidera uma gangue e é bastante impopular, descobre uma paixão pelo basquete depois de conhecer Haruko Akagi, por quem também se apaixona. Ela o apresente para o time de basquete da escola Shohoku, que também conta com Hisashi Mitsui e Ryota Miyagi, além de Kaede Rukawa, rival de Sakuragi. Juntos, eles formam um time cujo grande objetivo é conquistar o título do campeonato nacional.

Slam Dunk foi publicado pela Shonen Jump entre outubro de 1990 e junho de 1996, totalizando 31 volumes. No anime, foi produzido pela Toei Animation entre outubro de 1993 e março de 1996, com 101 episódios. Também foram lançados quatro filmes da série. No Brasil, Slam Dunk chegou no mangá por meio da Panini e da Conrad.

Hajime no Ippo

Um dos mangás mais longevos do Japão, a série criada George Morikawa teve seu primeiro capítulo lançado em outubro de 1989 e segue sendo veiculada até hoje, totalizando mais de 1000 capítulos e 127 volumes. Conta a história do protagonista Ippo Makunouchi, um garoto de 16 anos que trabalha com sua mãe, que é surrado por alguns garotos. Um dia, ele é salvo por um lendário boxeador, Genji Kamogawa, que logo percebe o talento do garoto ao pedi-lo para socar um saco de areia. Logo depois, Ippo decide seguir carreira no boxe profissional e pede para ser treinado por Kamogawa em sua academia. Apesar de relutar, o treinador aceita.

Apesar do sucesso no mangá, Hajime no Ippo não teve vida muito longa no anime, com apenas 76 episódios entre 2000 e 2002. Seu mangá nunca foi publicado no Brasil, o que faz com que os fãs brasileiros tenham que acompanhar por sites internacionais.

Captain Tsubasa

Essa permanece no imaginário de 9 em cada 10 brasileiros que são fãs de animes e de futebol. A série foi um sucesso na TV Manchete com o título “Super Campeões” (posteriormente na Rede TV! e na Cartoon Network). Criado por Yoichi Takahashi, Captain Tsubasa conta a história de Oliver Tsubasa, um grande jogador de futebol que relembra os tempos de infância, quando defendia a escola Nankatsu e tinha grande rivalidade com Shutesu, do goleiro Benji Price. Tsubasa forma uma “dupla de ouro” com o amigo Toby Misaki.

O mangá teve 37 volumes, publicados entre 1981 e 1988 pela Shonen Jump. O anime também foi produzido na década de 1980 e teve 128 episódios. Também foram lançados alguns filmes e OVAs.

Poker King

Criado por Miyazaki Masaru (mesmo autor de Doraemon) em 1986, o mangá não teve muitos capítulos, mas fez sucesso. Ele conta a história de Nikaidou Hiroshi que, influenciado pelo pai, decide investir no poker e viaja à cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, para tentar ser um jogador de sucesso na modalidade. Ele é acompanhado pelo patriarca da família e vai acumulando rivais ao longo da história.

Poker King foi lançado na década de 1980, um período em que o esporte da mente já começava a ganhar a popularidade que possui nos dias de hoje no continente asiático. Apesar do sucesso no mangá, não chegou a ser adaptado para anime.

Prince of Tennis

Escrito por Takeshi Konomi, Prince of Tennis conta a história de Ryoma Echizen, um garoto bastante habilidoso no tênis que se transfere para a escola Seishun Gakuen e aos poucos começa a chamar a atenção pelo seu talento, derrotando jogadores veteranos e conseguindo um lugar no time da escola, que disputa o torneio nacional.

Lançado em 1999, o mangá foi veiculado pela Shonen Jump até 2008, totalizando 42 volumes. No anime, foram 178 episódios. No Brasil, chegou a ser transmitido pelo canal fechado Animax.

Haikyuu!

Fechando a lista, os amantes de vôlei têm em Haikyuu! uma leitura obrigatória. O mangá escrito por Haruichi Furudate conta a história de Shoyo Hinata, um garoto que sonha em ser um astro de voleibol. Primeiro, ele cria uma equipe com outros amigos, mas acaba derrotado pelo time de Tobio Kageyama. Depois, Shoyo se junta à escola Karasuno High School, onde passa a ser companheiro de Tobio.

Lançado em 2012, Haikyuu! segue em publicação até hoje, tanto no mangá quanto no anime. São 42 volumes e mais de 85 episódios, além de alguns OVAs.