X-Men: A Saga da Fênix Negra | A maior e melhor historia dos X-Men

X-Men: A Saga da Fênix Negra | A maior e melhor historia dos X-Men

25 Junho, 2018 1 Por Marcos Marques

Que os X-Men é uma das maiores equipes (se não a maior) dos quadrinhos não é nenhuma novidade para os leitores, e no meio de tantas sagas icônicas, algumas quedas… Mas muitas sagas realmente boas, X-Men: A Saga da Fênix Negra talvez seja a maior saga que os X-Men tiveram até os dias de hoje.

 

A Saga da Fênix Negra uma as edições 129-137 de Uncanny X-Men lançada em 1979-1980 Foi escrita por Chris Claremont com arte de Dave Cockrum e John Byrne.

A saga conta após Jean Grey e os X-Men terem sobrevivido a um acidente no espaço, e quando a vida de todos estava em risco, a força fênix que é uma entidade cósmica sentiu o desespero da Jean Grey e quis ajudá-la, mas claro, somente se a Jean ofertasse a sua alma para ser receptáculo da entidade, sem saídas, Jean acaba aceitando e salvando os seus amigos.

Após Jean ter seus poderes aumentados devido a entidade que estava em seu corpo, ela chama atenção de Sebastian Shaw que é líder do Clube do Inferno e historia vai historia vem acaba despertando a Fênix Negra, uma força onipotente e onipresente que é considerada uma das maiores (se não a maior) entidade cósmica da Marvel até hoje.

                                                Reprodução @ Marvel Comics

O quadrinho é bom?

“Bom” eu acho pouco pro nível de inteligência que esse quadrinho representa, é o tipo de historia que não se torna cansativa e te da mais vontade de ler pra você saber o que acontece mesmo ja sabendo o que vai acontecer, por exemplo… ALERTA DE SPOILER!

Jean Grey morre, e a capa do quadrinho já deixa explicito o acontecimento, mas não somente o quadrinho ser voltado a Jean Grey, mas sim como a personagem lida com os seus poderes, como ela lida o relacionamento com os pais, e com o Ciclope que a ama muito.

Mais interessante é que retrata muito a questão dela ser uma ameaça que não consegue controlar a quantidade de poderes que ela possui o que já foi retratado em outras mídias como X-Men: O Confronto Final e será retratado novamente em X-Men: Fênix Negra.

A historia sabe retratar e mostrar muito bem a quão poderosa a fênix é e o que ela pode fazer, ela mata sem piedade quem cruza o seu caminho e chega a um ponto que a própria personagem não consegue aguentar aquele poder dentro dela, e acaba tomando uma atitude bem triste que abalou todo o universo da Marvel nos quadrinhos desde então…

Eu considero o quadrinho um dos meus favoritos da Marvel porque além de ser um clássico é uma historia essencial pra quem quer entrar no universo dos quadrinhos, é como se fosse basicamente uma obrigação ler essa historia que além de ser uma obra prima, é sem duvidas a maior historia dos X-Men.