Jack Kirby e a Marvel

Jack Kirby e a Marvel

5 Setembro, 2018 0 Por Talita Lopes

No dia 28 de agosto de 2018 Jack Kirby completaria seu centésimo aniversário.  Ele deu vida a personagens icônicos, influenciando gerações com seus traços diferenciados e imaginação sem limites através de histórias em quadrinhos (Influencia dentro e fora dos quadrinhos). Ele trabalhou para diversas editoras diferentes, já que quadrinhos não são resumidas apenas aos de super-herois que conhecemos como Marvel e DC, mas também se arriscou no cinema e desenhos animados. Ele é considerado um dos pilares dos quadrinhos da Marvel, sendo responsável pelas criações dos maiores grupos de super-heróis que conhecemos hoje. Tais como os X-MEN, Quarteto Fantástico e Vingadores, que são os mais populares nos quadrinhos e cinema. A Fleischer Studios foi um dos seus começos, com o personagem popular ‘’Popeye’’.  Kirby também contribuiu para a DC comics com um dos vilões mais conhecidos do Superman, o ‘’Darkseid’’.  Hoje existe o ‘’Kirby Award’’ que é responsável por premiar os destaques dos quadrinhos em sua homenagem.

A gente não pode falar da Marvel sem deixar de citar os X-MEN. Uma das mais populares equipe de super-heróis nos anos 90 e que conhecemos. A história de um grupo de jovens com poderes que os diferenciava dos outros humanos e que até hoje, nos permite refletir como uma metáfora sobre a luta existencial por direito na sociedade. O QUARTETO FANTÁSTICO na história diz que a criação de ”Os quatros fantásticos” veio da ideia do sucesso que fazia a Liga da Justiça na época. Sendo assim, Stan Lee escrevia e Kirby desenvolvia e surge assim uma das equipes mais populares que amamos. Assim como O CAPITÃO AMÉRICA, O INCRÍVEL HULK, HOMEM DE FERRO, THOR, OS VINGADORES também são criações do Kirby. E muita pouca gente sabe sobre isso. Símbolo da América na segunda guerra mundial, a capa de um quadrinho de um soldado dando um belo soco no Hitler, foi o que deu certo numa parceria de Kirby com Joe Simon, iniciando na era de ouro dos quadrinhos. Esse é o Capitão América. Um cientista que se transforma em uma fera verde e grande, com uma força imensurável, o Hulk. Temos o filho de um gênio, que gênio também é, com um relacionamento familiar bastante problemático. Ele criou sua própria armadura, se tornou uma das histórias mais populares. Odiado e amado por muito, esse é o Homem de Ferro. Thor Ragnarok(2017) no cinema foi grandemente influenciado e cheio de referências as obras de Kirby. Assim como seus primeiros traços e história, ele também esteve por trás. A primeira aparição do Deus do Trovão foi nos Vingadores, que tinha por formação inicial Thor, Homem de Ferro, Vespa, Homem-Formiga, Hulk e Capitão América.

 

Na Marvel, Kirby não é reconhecido e popular pra alguns tão quanto Stan Lee é. Que faz ponta nos filmes, assim como nas séries, mas da mesma forma, ele merece todo reconhecimento e respeito como um dos, se não um dos maiores e melhores, quadrinista da história. Bibliografias e histórias, hoje dizem que um dos seus maiores problemas com a editora, era esse pouco reconhecimento que levava, sendo assim um dos motivos de suas várias saídas da mesma. Mas deixando de lado essas indiferenças, a parceria dos dois foi incrível e a gente adora todas elas. Muito em breve, falaremos individualmente de cada um desses heróis e equipes detalhadamente, em que Kirby ajudou a criar e que até hoje são lembrados por nós.