Debaixo da Capa | Mistica: Luta pela sobrevivência

Debaixo da Capa | Mistica: Luta pela sobrevivência

26 Outubro, 2018 0 Por Marcos Marques

 

Nome social: Raven Darkholme

Vilã: Mística

Primeira aparição: Ms. Marvel #17 (1978)

Editora: Marvel Comics

Habilidades: Mudança de forma, podendo se transformar em qualquer pessoa, mestre em combate, ótima estrategista militar, dominação perfeita em armas.

 

 

Muitas pessoas não gostam da sua versão cinematográfica interpretada pela atriz Jennifer Lawrence e muitos fãs não apoiam a ideia de ver uma das maiores vilãs da Marvel Comics se tornando uma heroína e não uma vilã. Mas Mística tem uma historia muito forte e pesada, por mais que não transpareça na imagem de uma vilã poderosa, e muitas pessoas podem se identificar com isso.

Mistica é uma das personagens mais conhecidas dos quadrinhos: muitos a conhecem devido a animações e versões cinematográficas que a representam de uma forma forte e independente, mas por trás disso tudo a personagem esconde um medo maior: o preconceito.

Para entender melhor sobre a origem da personagem, indicamos que leia as nossas 10 Curiosidades sobre a Mistica e use como um guia para o que vamos dizer.

Reprodução @ Marvel Comics

Um fato é que a Mística é uma personagem bissexual, sexualidade que é pouco retratada na maioria dos quadrinhos pelo menos de forma explicita. LGBT significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais mas muitas pessoas ainda tem uma certa dificuldade em aceitar que existe o B porque infelizmente essa “categoria” ainda é muito marginalizada: bissexuais são vistos como “indecisos”, como se a pessoa não soubesse se gosta de homem ou de mulher, para falar o português claro. X-Men deixa bem claro que além de lidar com seus preconceitos em relação ela ser uma mutante que tem a pele azul e é vista como “demoníaca” ela ainda carrega uma bandeira que infelizmente não é discutida.

Mística tem um relacionamento com Irene, que até então era uma relação de amizade. Um tempo depois, Mística se relaciona com Dentes de Sabre e tem um filho com ele: Graydon Greed. A criança é colocada em um colégio interno porque ela não aceita o fato dele ter nascido humano. O ódio de Raven pela raça humana,é algo que a cega completamente, por isso ela não consegue aceitar o próprio filho.

Quando Mística engravida do mutante Azazel (que a usou apenas para gerar filhos), ela é descoberta pela população do local onde vive. Eles caçam Raven e ela se sente na obrigação de jogar seu filho em um lago para poder se salvar e, de alguma maneira, salvar a criança também.

Reprodução: Marvel Comics

Mistica também foi a responsável em tentar assassinar Bolívar Trask pelo bem dos mutantes, algo retratado em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido.

Devido ao grande histórico da personagem em sempre enganar humanos para poder sobreviver até mesmo por causa do seu poder de ter a aparência de outra pessoa,uma das grandes questões que envolvem a personagem é o seu passado: um passado no qual ela precisou se esconder para evitar ser caçada pela humanidade. Esse fato torna a personagem bastante interessante para discussão.

Hoje em dia, LGBTs, negros e mulheres muitas vezes sentem alguma raiva em relação a heterossexuais, brancos e homens devido a um histórico de opressão. Não se trata de uma questão individual ou pessoal, mas de algo coletivo: é sobre o grupo social. Raven vive a mesma situação: ela é oprimida por ser uma mutante (ainda mais por ser azul e ter uma aparência demoníaca) e sente raiva da humanidade por isso. Então, ela usa suas habilidades mutantes para poder enganar e lutar pelo que acredita.

Vamos deixar uma discussão em aberto para que você que esteja lendo comente através das redes sociais, respondendo pelo Twitter, Facebook ou por aqui mesmo.

Mistica realmente é uma vilã?

Você que é LGBTQ+, negro ou mulher confia ou sente raiva pelos grupos que te oprimem?

 

Arte da capa do artigo: Kevin Wada