5 motivos pelos quais Homem de Aço é o melhor filme do Superman, até agora.

5 motivos pelos quais Homem de Aço é o melhor filme do Superman, até agora.

5 Maio, 2019 3 Por Ida Carolina Curty

É com muito respeito a Margot Kidder e Christopher Reeve e ao seu legado como Supeman nos anos 70 e 80 que inicio este texto.

Homem de Aço é um filme lançado em 2013, nele nós temos Henry Cavill como Superman e Amy Adams como Lois Lane. Homem de Aço traz uma nova versão do Superman, um filme mais sombrio e muito mais filosófico que suas versões anteriores. Inclusive, a nível de curiosidade, Henry Cavill é o primeiro ator não americano a vestir o uniforme do Superman. Mas vamos começar:

5. Superman

Uma das críticas mais fervorosas ao filme é justamente o motivo pelo qual Clark Kent decide virar o Superman. Fãs alegam que o Clark foi forçado a virar o Superman devido a uma ameaça alienígena, diferente de várias versões nos quadrinhos onde ele se torna o Superman por simplesmente querer ajudar as pessoas. Mas aí eu te levo a reflexão, durante todo o filme, tanto em momentos do passado como do presente é nos mostrado que sim, o Clark sempre fez tudo que pode para ajudar as pessoas, até desobedeceu ordens diretas do Jonathan, seu pai, e quase foi exposto para o mundo. O traje de Superman serviu apenas para ele poder se expor sem colocar em risco sua família, para ele salvar as pessoas e o mundo sendo o Superman e não o Clark Kent.

4. Trilha Sonora

A trilha sonora do filme é composta por ninguém menos que Hans Zimmer, responsável pela trilha sonora de grandes filmes como Interestelar e O Cavaleiro das Trevas. A trilha sonora de Homem de Aço é perfeita, do começo ao fim, inclusive nas cenas de ação que junto com a direção do Zack Snyder nos levam ao extremo total. Impossível não se apaixonar.

3. Zack Snyder

O diretor de Watchmen e 300 trouxe essa mesma temática ao Homem de Aço. Com um tom muito mais realista, Snyder se tornou muito intimido do filme, ele chegou a gravar muitas cenas com a câmera no ombro. Snyder inovou o Superman, inclusive foi o primeiro filme do herói a não ter o nome do herói no título, ou seja, ele já chegou para causar. Snyder trouxe um realismo muito próximo do nosso, você sai do cinema achando que o Superman realmente existe porque ele retrata a nossa realidade, Snyder trouxe o Superman para o nosso mundo e os problemas abordados tanto em Homem de Aço tanto em Batman v Superman são problemas reais que enfrentaríamos se os heróis de capa realmente existissem.

2. Cenas de ação

As cenas de ação são muito bem dirigidas, diferente de alguns filmes que as cenas são gravadas a noite justamente para ficar escuro e não vermos nada. Homem de Aço conta com cenas claras e limpas onde podemos ver todos os golpes, inclusive com um pequeno toque em câmera lenta que já é característico do diretor. A batalha final é uma das melhores batalhas já produzidas, porque o filme mostra não só o que acontece entre o vilão e o herói, ele mostra também os civis e o que acontece com eles enquanto prédios estão sendo destruídos, carros estão literalmente voando e tudo está pegando fogo.

1. Amy Adams como Lois Lane

Além do Henry ser perfeito como Superman e Clark Kent, até o próprio diretor afirmou que Cavill era “a escolha perfeita para envergar a capa e o S”. Amy Adams também é perfeita para viver a Lois Lane. Esquece aquela moça indefesa que precisa do Superman para salva-la, em Homem de Aço nós temos uma Lois extremamente forte e capaz de se salvar sozinha em muitas situações. Uma mulher determinada que sabe o que quer e enfrenta tudo que vier, Amy Adams deu um novo conceito a Lois Lane e isso foi muito trabalhado também em Batman v Superman. Além, de claro, Lois e Clark terem muita química. Não só temos a Lois como uma mulher extremamente forte, temos também a Sub-Comandante Faora que numa das melhores cenas do filme bate de frente com o Superman e claro, ele apanha muito.

Eu poderia citar mais 20 ou 30 motivos pelos quais Homem de Aço é o melhor filme do Superman até agora, mas se você não gostou do filme só tenho uma coisa a te dizer: assiste de novo porque você assistiu errado.