‘Perfect Blue’ retrata a expectativa que colocamos nas pessoas

‘Perfect Blue’ retrata a expectativa que colocamos nas pessoas

24 Março, 2020 0 Por Marcos Marques

Existem diversos filmes de drama psicológico que faz com que a gente não tire os olhos da tela e se atente a cada minuto.

Perfect Blue é uma animação japonesa dirigida por Satoshi Kon e foi lançada em 1997. A animação fala sobre Mima Kirigoe, uma cantora de um grupo de J-pop chamado CHAM! que desiste da sua carreira como cantora para seguir como atriz. Mudando de vida, Mima começa a enfrentar um drama psicológico muito forte que a faz delirar e a perturba, fazendo com que ela se questione sobre o que é real e o que é fantasia. 

Assim como outros filmes do mesmo tema, esse não foge tanto assim porém vai mais a fundo. Mima é o padrão de uma idol e de muitas que vemos nas girlbands de Kpop que se tornaram tão populares nos últimos anos. Ela sempre sorri, é fofa, meiga mas por trás de tudo aquilo é apenas uma jovem comum, que mora em um apartamento minúsculo, anda de metrô e foge dessa realidade de glamour e luxo que muitos enxergam. Mima sempre teve o sonho de ser cantora e é notável como era o sonho dela, mas por conta da indústria, ela é quase que obrigada a mudar de carreira e se dedica a atuação. 

Eu diria que Perfect Blue é um dos melhores filmes de drama psicológico que já foi feito porque ele é aquele tipo de filme que te faz prestar atenção a todos os detalhes desde que você compra a ideia de que algo está acontecendo, por mais que você leia a sinopse e sabe que é um filme desse tema. A todo momento o filme te joga sacadas e pistas para você acaba descobrindo o que está atormentando Mima quando a sua dualidade aparece e a atormenta. Além disso, o filme é um grande reflexo de como a sociedade molda as pessoas e esperam que ela seja do jeito que elas querem. E nesse fator, o filme deixa muito explícito a partir de alguns momentos que mostram que Mima nunca foi aquela menina de j-pop que achavam que ela era. Uma das grandes sacadas do filme são as cenas misteriosas, que faz sua cabeça girar e abre um leque de teorias.

Muitos dizem que o filme serviu de inspiração para Cisne Negro, de Darren Aronosfky, mesmo com o diretor negando a inspiração. Por outro lado, Réquiem para um Sonho tem uma cena inspirada na animação que foi comprada para ser usada no filme. Perfect Blue é com toda certeza uma das melhores animações que existem e é um grande clássico para amantes de mistérios e drama psicológico mas ganha um grande salto pelo fato do filme criticar como as pessoas colocam expectativas em cima de outras pessoas, algo que vemos muito principalmente quando é colocada expectativas em cima de artistas e famosos sobre o que nós queríamos que ele fosse, e quando ele se ‘revela’ ficamos decepcionados por ter depositado um ideal de perfeição, algo que não deveria ser criado.