Mother Of George: O que a pressão social nos leva a fazer?

Mother Of George: O que a pressão social nos leva a fazer?

17 Abril, 2020 0 Por Murilo Fagundes

Durante o período de quarentena senti a uma vontade de rever alguns filmes que necessitassem de um pensamento critico o qual eu não tinha quando os vi a primeira vez, nisto acabei revendo “Mother Of George” filme de 2013, dirigido por Andrew Dosmun e estrelado por Danai Gurrira (the walking dead). Ter revisto esse filme foi um grande acerto em relação a perspectiva e conhecimento critico pessoal, afinal ele remete há um grande estigma sociocultural: costumes e pressão.

O filme vai acompanhar um recém casal Adenike (Danai Gurira) e Ayodele (Isaach de Bankolé) que vive em uma comunidade nigeriana em nova York e o drama da tentativa de ter um filho e toda a pressão que é colocada sob o casal, especialmente em Adenika.

O filme como todo agrada na excelência tanto na parte visual quanto ao seu enredo denso, mas sincero e instigante levantando uma serie de questões sobre percepção de costumes. Para muitas pessoas Mother of George pode causar certo desconforto, desconforto que eu senti ao velo pela primeira vez, talvez por ter um senso critíco mais simples e uma vivencia diferente da qual o filme mostra. Nele temos uma clara homenagem a cultura nigeriana e isso fica explicito logo na primeira cena onde acontece o casamento dos personagens, toda a estética, cores, planos e figurino ornam perfeitamente entregando uma das cenas mais bonitas e bem representadas do cinema.

O trabalho de Andrew Dosmun com as cores e planos é uma característica forte e importante de ser notada, ora pelo escurecimento do tom de acordo com as frustrações da personagem ora pelo choque de culturas Nigéria/ Nova York. Eu arrisco dizer que o filme carrega uma das melhores fotografias de sua década o trabalho cinematográfico entregue é de fato impressionante, muitas vezes me peguei repetindo cenas do filme para analisar cada detalhe dele. O ditado “pecar pelo excesso” aqui se torna valido, uma vez que o diretor usa o efeito de câmera lenta exaustivamente, mas não e algo que incomode a ponto de estragar a experiência que o filme propõe.

Toda a narrativa do filme é construída na pressão que o casal sofre em ter filhos as tentativas as frustrações e angústia principalmente Adenika, levando a medidas que causa um desconforto que vai acompanhar a personagem durante todo o filme.

Em relação aos atores, todos estão bem, mas seria um pecado não destacar a desempenho de Danai Gurira (aproveitando para deixar aqui a minha indignação quanto ao descaso com essa triz de tamanho talento) que faz um trabalho excelente carregando sua personagem com tanta maestria que em vários momentos é quase que inevitável você não ficar angustiado junto com ela e com toda sua trajetória.

Mother of George deve ser visto com uma de mente aberta para absorção cultural, afinal trata-se de uma cultura a qual muitos de nós não estamos acostumados, talvez possa surgir uma serie de criticas em relação a isso o que é um grande equivoco levando em consideração toda a homenagem e reflexão a cerca dele.