Super Choque | Qual a importância de um filme do herói?

Super Choque | Qual a importância de um filme do herói?

23 Setembro, 2020 0 Por Murilo Fagundes

Durante um de seus painéis no DC FanDome, foi revelado que a editora está prestes a levar o personagem dos quadrinhos para as telonas, mas qual o significado e importância de um filme deste herói?

Super Choque teve sua primeira aparição em 1993, mas alcançou maior visibilidade e popularidade depois da sua animação nos anos 2000. A história do personagem é uma das mais singulares e importantes da editora e por mais que sua abordagem nos quadrinhos seja um tanto rasa (poucas HQs solos, participações e relevância no universo de páginas da DC) com certeza os heróis tem muito a acrescentar e diversificar o universo da DC nos cinemas.

Com isso, o personagem não só seria o primeiro herói adolescente da editora a ganhar um filme, mas também o seu primeiro primeiro herói negro a ter um longa para chamar de seu. Nos últimos anos, a editora vem sendo bastante criticada quanto ao seu olhar para personagens pretos nas suas histórias, com pouquíssimos quadrinhos solo e quase nenhum protagonismo quando comparados a outros heróis da marca.

Provavelmente o estúdio enxergou no personagem a possibilidade de abordar temas relevantes em um contexto em que o racismo está sendo mais discutido e a questão da representatividade está em pauta. Usar o Super Choque como catalisador dessa representação pode ser um dos maiores feitos da DC, tal como foi realizado em Pantera Negra (2018) da Marvel, que abriu portas para os heróis negros no cinema. O filme pode se tornar uma das narrativas mais importantes da editora, além de ter potencial de mudar a forma que a própria DC enxerga seus personagens, elevando suas histórias e dando-os seu devido valor .

Também vale pontuar que a própria representação dos heróis adolescentes vem mudando. Antes, esses personagens eram vistos apenas como ajudantes dos veteranos, mas cada vez mais o ideal de um “jovem herói” vem sendo politizado. Nessa perspectiva, o Super Choque já se destaca, uma vez que seu núcleo não gira em torno do Batman, Superman, Mulher-Maravilha ou qualquer outro veterano da DC, estamos falando de um adolescente que tem sua própria narrativa e importância.

Por fim, é importante frisar que Super Choque tem a possibilidade, mas não a obrigação de ser o filme “perfeito” que trará todas as discussões necessárias sobre a temática racial. Afinal, não é só porque um filme tem uma questão de representatividade envolvida que ele precisa abordar a totalidade dos assuntos pertinentes ao tema, que por si só já são bastante complexos. Quantos filmes de super-heróis brancos que nem ao menos tocam em nenhum desses assuntos?

De qualquer forma, é animador ver que a importância deste filme já pode ser notada mesmo antes de seu lançamento!