Crítica | Mare of Easttown: Uma das melhores séries de 2021

Crítica | Mare of Easttown: Uma das melhores séries de 2021

6 Agosto, 2021 0 Por Ida Carolina Curty

O catálogo do serviço de streaming da HBO chegou recheado de novidades, com muitas séries e filmes sensacionais, Mare of Easttown é exemplo disso.

Seguindo uma mesma pegada de Objetos Cortantes e Big Little Lies a minissérie não deixa a desejar, mostra que fazer grandes produções está se tornando natural para a HBO.

A série conta a história de Mare (Kate Winslet), uma detetive de uma cidade pequena, pacata, onde quase nada acontece, exceto pelo desaparecimento de uma jovem. O crime está há um ano sem solução quando ocorre o recente assassinato de outra adolescente. Cabe a Mare, uma heroína local que também foi estrela no campeonato estadual de basquete da escola há 25 anos, desvendar esse mistério, enquanto sua vida pessoal está desmoronando.

Para os amantes de séries e filmes de investigação e suspense, Mare of Easttown é a escolha perfeita. O desenrolar da trama se prende durante todos os episódios, você se vê criando várias teorias, e até nos minutos finais do último episódio ainda questiona a veracidade dos fatos.

Reprodução: HBO Max

Como já dito anteriormente, a série tem como foco principal a Mare, e diga-se de passagem a atuação da Kate Winslet está absurdamente incrível. Peguei-me odiando e amando a personagem ao longo de todos os episódios, mas não devemos esperar menos de uma atriz que já foi indicada sete vezes ao Oscar e levou a estatueta para casa uma vez. Mas mesmo o foco sendo a Mare, as subtramas também são essenciais, não só para a construção da narrativa, mas também para desvendarmos o próprio crime.

O enredo é fascinante, o roteiro nos traz diálogos muito fortes, colocando em evidência que a série veio para falar sobre transtornos mentais, tal como a depressão e o suicídio, tema que pode ser sensível para alguns telespectadores. Mas o criador e roteirista da série, Brad Ingelsby, foi muito responsável ao tratar desses temas, os tratou com seriedade, o que deixou a narrativa muito mais forte.

Reprodução: HBO Max

A série consegue entrelaçar muito bem a trama e as subtramas: o foco é descobrir sobre o assassinato e o desaparecimento das jovens, saber se os crimes estão ou não interligados, mas também desenvolve emocionalmente os personagens, exemplo disso é Colin Zabel (Evan Peters), um outro detetive herói que é designado para o caso, que tem o intuito de ajudar Mare, visto que já se passou um ano e ela não tem pistas de onde a jovem desaparecida possa estar e isso está incomodando a comunidade local.

Reprodução: HBO Max

Evan Peters entrega uma atuação sensacional, é um dos melhores papéis que vi dele, talvez por seu personagem ser bastante complexo: é um enigma que você acaba por decifrar tarde demais. Aliás, todos os personagens da série são complexos, não só a Mare, mas também sua filha, Siobhan (Angourie Rice), uma personagem lésbica, que também tem sua história contada e explorada, e isso nos ajuda a entender, também, os problemas pessoais de Mare e de sua mãe, Helen (Jean Smart). O relacionamento das três mulheres que vivem na mesma casa é muito explorado, e é muito relevante para o final da narrativa.

Mesmo sendo uma história que gira em torno de desaparecimentos e assassinatos, os temas retratados e refletidos são amplos. A série aborda a saúde mental, o suicídio, o luto, problemas com drogas e como isso afeta os familiares ao nosso redor, e principalmente as relações entre mãe e filha. Como dito anteriormente, a série nos mostra bastante do relacionamento complicado entre Mare e sua mãe e filha, mas também nos mostra o relacionamento das jovens assassinadas com seus filhos deixados para trás, o que nos leva a refletir, também, na gravidez na adolescência. E também a melhor amiga de Mare, Lori Ross (Julianne Nicholson), e sua relação com sua filha que tem Síndrome de Down, e seu filho adolescente. A série nos mostra vários problemas enfrentados por diversos tipos de mães, e como elas lidam com isso seguido de outros problemas, como, por exemplo, a infelicidade no casamento.

Mare of Easttown é uma das melhores séries de 2021, não só por ser uma série incrível de investigação com um plot twist fenomenal, mas também por conseguir trazer diversos assuntos sérios dentro de uma só série, que por si só, já trazia uma trama sensacional.

Todos os episódios da minissérie Mare of Easttown estão disponíveis no catálogo da HBO Max.