Primeiras Impressões | Euphoria: Uma segunda temporada mais profunda e sombria

Primeiras Impressões | Euphoria: Uma segunda temporada mais profunda e sombria

10 Janeiro, 2022 1 Por Ida Carolina Curty

Após três anos da primeira temporada, Euphoria, enfim, retorna.

A série da HBO em parceria com a produtora A24 teve sua primeira temporada exibida em 2019, e depois disso contou apenas com dois especiais, a Parte 1 intitulada “Trouble Don’t Last Always”, que se passa após Rue (Zendaya) ser deixada por Jules (Hunter Schafer) na estação de trem: é véspera de Natal e ela  tem uma longa conversa com Ali sobre sua vida, sua recaída nas drogas e sobre seu relacionamento com Jules. A Parte 2 é sob o ponto de vista de Jules, intitulado “Fuck Anyone Who’s Not A Sea Blob”, e também é importante para entendermos um pouco sobre o que se passa dentro da cabeça da Jules, visto que esse especial é todo com ela conversando com uma terapeuta logo após ter fugido de casa naquela cena na estação de trem.

Mas, enfim, a segunda temporada retornou com um episódio por semana, e o primeiro episódio já chegou mostrando que o clima mudou. Com o título “Trying to Get to Heaven Before They Close the Door”, o episódio narra à história de Fezco (Angus Cloud), o traficante local, e já começa com uma pegada mais violenta, mostrando a infância de Fez e de seu irmão, Ashtray (Javon Walton) e do porquê de estarem inseridos nessa vida.

Ao longo do episódio as coisas vão ficando mais sombrias, já podemos esquecer todo aquele glitter e neon da primeira temporada, a fotografia desse primeiro episódio da segunda temporada intensificou os tons sombrios trazendo um aspecto mais sério para a série. Não que a primeira temporada não tratou de assuntos sérios, pelo contrário, a classificação era +18 e possuía vários gatilhos, porém, o clima desse primeiro episódio da segunda temporada elevou o nível de obscuridade, o episódio nos remeteu a ideia de que a temporada irá se aprofundar ainda mais nos esqueletos guardados dentro dos armários dos personagens.

Reprodução: HBO Max

Exemplo disso é a recaída de Rue, que mesmo após os eventos finais do último episódio da primeira temporada e toda aquela carga dramática com sua mãe com aquele discurso sobre o impacto do vício no ambiente familiar, ainda teve uma recaída, porque, como dito no episódio especial dedicado a ela, o vício é uma doença, e na segunda temporada, ao que parece, veremos  Rue se afundar mais e mais com drogas mais pesadas do que ela normalmente usa.

A Zendaya, a meu ver, parece estar mais confortável no papel de Rue, é palpável uma entrega maior da atriz, que junto da Hunter Schafer são atração principal da série, ambas entregam um desempenho impecável e que nessa segunda temporada tende a ser ainda melhor.

Nesse primeiro episódio também tivemos um grande destaque para Cassie (Sydney Sweeney), que além de enfrentar todos os problemas com seus relacionamentos fracassados, ser vista somente como objeto sexual, ter vários nudes vazados, ter problemas familiares com um pai e uma mãe viciados, ainda está lidando com o trauma de um aborto. A entrega de Sydney Sweeney nesse episódio foi impecável, principalmente na cena da banheira, mostrando que é uma atriz incrível e merece todo reconhecimento.

Reprodução: HBO Max

Como já dito, esse primeiro episódio da segunda temporada foi um ótimo episódio introdutório para dizer a que veio a temporada, dando destaques a outros personagens que antes não tinham tanto destaque assim, como a Lexi (Maude Apatow), que teve bastante tempo de tela.

E também mostrar que o clima mudou, a temporada será sombria não só na fotografia, Sam Levinson, o produtor executivo, deixou bem claro no final desse primeiro episódio com a surra que o personagem Nate (Jacob Elordi) leva do Fezco, que o roteiro irá fazer jus a toda qualidade técnica da série.

No mais, Euphoria segue sendo uma das melhores séries da atualidade para retratar temas como abuso sexual, drogas, relacionamento abusivo, vícios, depressão, dentre outros temas que assolam não só os adolescentes, mas grande parte da população mundial. Além da qualidade técnica, que é impecável, uma junção de roteiro, direção, fotografia e produção que casam perfeitamente, mostrando que essa junção HBO e A24 foi perfeita.

O primeiro episódio da segunda temporada de Euphoria já está disponível no serviço de streaming da HBO Max.