DC Studios: Será que nós, fãs da DC, vamos finalmente vencer?

DC Studios: Será que nós, fãs da DC, vamos finalmente vencer?

30 Outubro, 2022 0 Por Marcos Marques
Os humilhados finalmente serão exaltados?

Na semana passada foi anunciado que James Gunn e Peter Safran irão comandar a DC Studios, parte da Warner Bros. Discovery sobre filmes, séries e animações da DC. 

Obviamente eles foram chamados por David Zaslav, o CEO da Warner que entrou recentemente após a fusão da Discovery com a Warner Bros. Desde que o novo CEO assumiu a direção, o estúdio passou por algumas mudanças, principalmente em relação aos conteúdos da DC, que é uma grande prioridade no estúdio. 

O Universo Estendido da DC, o DCEU, surgiu em 2011 e teve seu primeiro filme lançado em 2013. O Homem de Aço foi dirigido por Zack Snyder enquanto Geoff Johns ainda assumia a posição de CEO dos filmes da DC nos cinemas. Muitas mudanças aconteceram desde então, seja por alguns filmes não terem sido bem recebidos, mudança de cargos, saída do Zack Snyder da Warner, Snydercut, Walter Hamada como um dos produtores principais e outros acontecimentos. 

Por mais que a DC continue planejando filmes e lançando, parece que ainda existe uma grande insatisfação dos fãs em relação ao que está acontecendo. O que mais chamou a atenção dos fãs foi o cancelamento de Batgirl, filme que estava completamente gravado e que teria Leslie Grace dando vida a super-heroína. A notícia chegou como uma verdadeira bomba, que abalou bastante o elenco do filme, e claro, os diretores Bilall Fallah e Adil El Arbi

Para simplificar, o motivo do cancelamento do filme foi para economizar dinheiro, já que David Zaslav tinha acabado de assumir a posição de CEO e começou a fazer algumas mudanças neste departamento. 

Diversas fontes apontaram que Zaslav queria alguém para comandar a DC Studios assim como o Kevin Feige comanda a Marvel Studios, e com a chegada de James Gunn e Peter Safran, parece que a DC busca uma organização que eles nunca tiveram. É impossível comparar a Marvel Studios com o que a DC é. A Marvel Studios já possui 13 anos desde o lançamento de O Homem de Ferro, e construiu uma leva de filmes que se tornaram importantes e cravaram a sua marca nos cinemas, diferente da DC que, apesar de alguns filmes de sucesso, sempre ficaram perdidos e desorganizados. 

Reprodução: Warner Bros Pictures

Filmes como Mulher-Maravilha, Aquaman, O Esquadrão Suicida, Aves de Rapina, The Batman e Coringa fizeram bastante sucesso, sendo alguns deles com poucas conexões a outros filmes e até de “universos” separados. Os produtores da DC já falaram diversas vezes que nunca quiseram ser igual a Marvel Studios, até porque quando tentaram, chamaram o Joss Whedon para refazer Liga da Justiça e o resultado vocês já sabem. A DC ao todo sempre foi conhecida por seus personagens e histórias grandiosas, seja sagas importantes nos quadrinhos como até personagens que não fazem parte dos principais mas que os fãs tem bastante apego. Os filmes da DC, quando anunciados, são sempre incertos. 

Novos Deuses, Liga da Justiça Sombria, Tropa dos Lanternas Verdes, Zatanna, Supergirl, As Amazonas, Super-Choque, Canário Negro, Sereias de Gotham são projetos que, ou foram cancelados, mudados ou apenas não existem atualizações, porque a Warner nunca se preocupou em atualizar os fãs, diferente da concorrência que sempre busca aproximar o público de suas obras. 

Com o retorno de Henry Cavill como Superman, parece que David Zaslav está querendo focar nos personagens centrais da DC, algo que Zack Snyder trouxe no começo do DCEU. Claro que os fãs ficaram animados com o retorno do ator, mas ainda é muito difícil saber se Zaslav pensa que pode fazer outros projetos com personagens que não são tão reconhecidos. 

É entendível que eles querem lucro, mas é bizarro porque a Batgirl é uma das super-heroínas mais famosas dos quadrinhos e ainda assim Zaslav foi bem problemático em cancelar uma produção que tem pessoas não-brancas envolvidas, principalmente Leslie Grace que é uma mulher negra e latina. Além disso, a Warner fechou um estúdio de conteúdo digital chamado Stage 13, que focava em produções que dêem voz a minorias sociais como mulheres, pessoas LGBTQIA+ e grupos racializados.

Mesmo com a criação da DC Studios, ainda não é tão claro o que Zaslav pretende fazer. James Gunn é um nome muito forte no mercado, principalmente pela experiência que o diretor possui na Marvel e na Warner, ganhando autonomia para assinar projetos já lançados e outros que estão sendo desenvolvidos. 

A grande questão dessa história é que a DC sempre deu um passo para frente e um para trás e nunca se concretizou de fato. Entre muitos vacilos e demoras desnecessárias, a criação da DC Studios parece ter dado uma esperança para os fãs da DC, que sempre apoiaram as produções, mesmo o estúdio não fazendo o mesmo. 

Olhar para o DCEU e perceber que vai fazer quase 10 anos e que muita coisa precisa melhorar é um pouco decepcionante. Mas é aquilo, né? A esperança é um lema presente em todos os fãs da DC. Estamos acostumados.