Aftersun: Primeiro longa de Charlotte Wells nos faz voltar em memórias de infância e nos envolve em sentimentos nostálgicos

Aftersun: Primeiro longa de Charlotte Wells nos faz voltar em memórias de infância e nos envolve em sentimentos nostálgicos

13 Janeiro, 2023 0 Por Redação

Charlotte Wells nos convida a vivenciar o que seriam memórias de infância e lampejos de imaginação em seu primeiro longa Aftersun, acompanhamos juntamente com Sophie (Frankie Curio), uma garotinha de 11 anos, às férias que teve ao lado de seu pai Calum (Paul Mescal) em uma viagem à Turquia.


Inicialmente vemos Sophie e sua câmera em algumas imagens pixeladas mostrando pequenos fragmentos de lembranças. Em uma brincadeira, ela então pergunta “quando você tinha 11 anos, o que você achava que estaria fazendo agora?”, nessa curta cena de baixa resolução da câmera de Sophie, já podemos notar uma certa melancolia no rosto de Calum, e então Sophie começa por sua jornada de entendimento e compreensão através de suas memórias de infância.


Mas o que será que Sophie, 20 anos depois, quer realmente compreender? Ao longo do filme vemos o que parece férias comuns, eles estão hospedados em um hotel, à garotinha faz amizade e se diverte ao lado do pai. Com o passar do tempo, logo após alguns diálogos intimistas, vemos que Calum está passando por uma batalha interna, à forma que Charlotte encontrou para demonstrar um pouco ao espectador o caos interno que Calum estava vivendo foi através de um jogo de luzes e movimentos rápidos da câmera, o que nos levava a entender que se travava de uma festa, mas é tudo tão caótico e por alguns minutos entramos no meio daquele lugar claustrofóbico que é a mente e os sentimentos de Calum. Em diversos momentos ele tenta dar o melhor que pode oferecer à Sophie, mas a dor se mostra tão evidente e sufocante que por vezes ele almeja sumir dali.

Aftersun. Paul Mescal e Frankie Curio. Distribuição A24.


Numa tentativa de extroversão e de proporcionar o melhor para filha naquelas férias, Calum à convida para dançar despretensiosamente, com uma ótima trilha que encaixou perfeitamente à cena, temos os dois dançando ao som de Under Pressure, do Queen, nada melhor para nos fazer sentir a pressão que Calum estava sentindo naquele momento em sua vida.

Com diálogos mais simples e muita emoção nas imagens, o longa nos transporta para as nossas próprias memórias de infância e nos causa aquele sentimento nostálgico e precioso que raramente lembramos de sentir. Sophie não parecia notar o que estava acontecendo com Calum, e nem poderia, pois era apenas uma criança de 11 anos que ainda estava se descobrindo e buscando quem iria se tornar no decorrer da vida, mas é aí que entra à compreensão que buscava vasculhando suas lembranças, além de sentir falta daqueles dias, ela passou a entender à luta que Calum batalhava assistindo aqueles vídeos que pareciam ser a última viagem ao lado de seu pai.

Provavelmente quem se deixa levar pelas emoções de Aftersun nunca mais conseguirá ouvir Under Pressure da mesma maneira.

Ficha Técnica

Titulo: Aftersun
Ano: 2022
Direção: Charlotte Wells
Roteiro: Charlotte Wells
Gênero: Drama
Distribuição: A24 / BBC film / Mubi
Elenco: Paul Mescal, Frankie Corio, Celia Rowlson-Hall, Ruby Thompson.