James Gunn traz de volta a essência dos Guardiões da Galáxia em seu último filme da trilogia

James Gunn traz de volta a essência dos Guardiões da Galáxia em seu último filme da trilogia

4 Maio, 2023 0 Por Matheus Luccarelli

Os Guardiões da Galáxia são uma equipe de super-heróis intergalácticos da Marvel Comics que foi introduzida no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) em 2014 com o filme “Guardiões da Galáxia”.

O filme foi dirigido por James Gunn e apresentou um elenco de personagens pouco conhecidos, como Peter Quill (Chris Pratt) (também conhecido como Star-Lord), Gamora (Zoe Saldaña), Drax (Dave Bautista), Rocket (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel).

Além disso, os filmes dos Guardiões da Galáxia também apresentaram elementos de humor e uma trilha sonora memorável, tornando-se uma marca registrada da franquia. Eles também foram importantes para a trama geral do MCU, apresentando personagens como Thanos e as Jóias do Infinito, que se tornaram elementos fundamentais nos filmes posteriores da Marvel.

Em clima de despedida, os ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’ se despedem neste novo filme. Mesmo com a fórmula sendo repetida pela milionésima vez, neste aqui deu certo a ponto do filme ser considerado um dos melhores da Marvel Studios após Ultimato.

A trama gira em torno do resgate de Rocket e sua história. O excelente trabalho de roteiro ficou sob o comando de James Gunn, que, apesar de fazer algumas ressalvas sobre seu trabalho, aqui conseguiu incluir algo legal. O direcionamento que cada personagem teve contribuiu para o resultado final, principalmente se formos colocar em parâmetro outros filmes da casa.

Diferente do filme anterior, esta sequência resgata a essência dos Guardiões que conhecemos no primeiro filme. Sabemos que é bastante comum aparições surpresas para deixar a trama mais emocionante, neste aqui conhecemos Adam Warlock (Will Poulter) que, apesar de ser um dos mais fortes dos quadrinhos, no filme ele é um ‘recém-nascido’ que apesar da sua força ele ainda não tem prática e nem habilidade com seus poderes. 

Sabemos que uma das fórmulas de Gunn é trazer para as telas aquele humor datado que só ele consegue trazer às suas produções. Uma ou outra piada deu certo. Levantar esse ponto sobre as produções da Marvel em 2023 acaba ficando batido, mas enquanto tiver esse tipo de humor e piadas, eu sempre vou trazer esse assunto em pauta. Há um padrão recorrente no formato dos filmes, como visto em Wakanda Para Sempre (2022) e Quantumania (2023), onde uma ameaça de genocídio é apresentada por um vilão supremo. Em Guardiões da Galáxia Vol. 3, o vilão é o Alto Supremo, interpretado pelo ator nigeriano-britânico Chukwudi Iwuji. Com o fim da trilogia vemos que os Guardiões conseguem caminhar só nesse universo imenso que é o MCU.

Os Guardiões da Galáxia conquistaram um lugar especial no coração dos fãs da Marvel, com seu elenco único, trilha sonora marcante e humor característico. A despedida da equipe em “Guardiões da Galáxia Vol. 3” promete ser emocionante, com a trama centrada no resgate de Rocket e a inclusão de Adam Warlock, um dos personagens mais poderosos dos quadrinhos. 

Com a direção de James Gunn e um excelente trabalho de roteiro, essa sequência resgata a essência dos Guardiões que conhecemos no primeiro filme e contribui para a trama geral do MCU. Mesmo que as piadas de Gunn possam parecer datadas, sua marca registrada continua presente na franquia e mantém o público entretido.

Ficha Técnica

Titulo: Guardians of the Galaxy Vol.3 (Guardiões da Galáxia: Volume 3)
Ano: 2023
Direção: James Gunn
Roteiro: James Gunn
Gênero: Aventura/Ficção científica
Distribuição: Marvel Studios
Elenco: Zoe Saldaña, Dave Bautista, Bradley Cooper, Vin Diesel e Chris Pratt.