Elementos: Uma comédia romântica que aborda diferenças sociais de forma divertida e com bom humor

Elementos: Uma comédia romântica que aborda diferenças sociais de forma divertida e com bom humor

20 Junho, 2023 0 Por Matheus Luccarelli

Elementos é um filme de animação sobre quatro amigos que representam os elementos da natureza – fogo, água, terra e ar – e vivem em uma sociedade extraordinária chamada Cidade Elemento.

Peter Sohn é um diretor, animador e ator de voz, conhecido por seu trabalho na Pixar Animation Studios, onde contribuiu para filmes como Procurando Nemo, Os Incríveis e Ratatouille.

Sohn dirigiu o filme O Bom Dinossauro em 2015, uma produção da Pixar. Ele também emprestou sua voz para o personagem Russel em Up – Altas Aventuras, papel que se destaca pela autenticidade e charme. Ao longo de sua carreira, Sohn demonstrou habilidade em criar personagens cativantes e emocionalmente envolventes. Sua dedicação à animação e seu talento deixaram uma marca significativa na indústria cinematográfica, inspirando e encantando pessoas ao redor do mundo.

Todos conhecemos a Pixar e seu vasto histórico de produções. Algumas se tornaram clássicos para a produtora, enquanto outras acabaram sendo um fracasso total. Em Elementos, o estúdio aposta em uma trama morna e segura, apesar de ser a primeira comédia romântica.

Visualmente, o filme é bonito e a trama, mesmo morna, consegue cativar com seus personagens. A história segue um casal diferente: Faísca, como elemento do fogo, trazendo vivacidade e espontaneidade, e Gota, com uma persona totalmente diferente. A partir daí, desenvolve-se a trama, retratando a diferença entre eles, desde a forma como se relacionam até suas famílias, afinal, são de elementos totalmente diferentes.

Divulgação: Pixar Animation Studios

Aqui, a história é simples, mas com algumas mensagens importantes. Faísca nasceu com o propósito de herdar a loja de seu pai, um imigrante que com muito esforço tem seu próprio negócio. Seu pai espera que ela siga os negócios da família, mas com o tempo, Faísca percebe que sua vida vai além de ficar atrás de um balcão. Ao contrário de Wade, que é rico e tem o apoio de sua família em todas as decisões, inclusive em perseguir seus sonhos, algo que a família de Faísca ainda não consegue entender. É interessante notar que neste filme eles usaram as “características” dos elementos para criar suas personalidades.

Além de explorar as questões emocionais da relação entre Gota e Faísca, o filme aborda a questão da imigração na cidade fictícia de Elemento, o racismo e a xenofobia, mas com bom humor, cores alegres e uma trilha sonora divertida.

Nessa produção, a Pixar mostra que ainda consegue alcançar todos os tipos de público. Inicialmente, achei que a abordagem seria mais dramática, mas a diversão e a torcida pelo casal “impossível” são constantes, mesmo que o final seja previsível.

Com um desempenho muito abaixo das expectativas e o direcionamento das produções para o streaming Disney+, surgiram questionamentos sobre o futuro da Pixar no cinema. O filme, que teve um orçamento de mais de US$ 200 milhões, arrecadou apenas US$ 29,5 milhões em vendas de ingressos nos Estados Unidos durante o fim de semana de estreia.

A saúde da Pixar tem sido discutida em Hollywood e entre os investidores desde junho do ano passado, quando o filme Lightyear teve resultados desastrosos. Surgiram especulações de que a marca Pixar foi enfraquecida pela Disney, que utilizou seus filmes para impulsionar o serviço de streaming Disney+.

Em Elementos, a Pixar apresentou uma trama morna, porém visualmente bonita, que cativa o público por meio de seus personagens. O filme aborda questões emocionais e sociais, como imigração, racismo e xenofobia, de forma leve e divertida. 

Embora tenha conseguido alcançar diferentes tipos de público, a produção enfrentou um desempenho abaixo das expectativas e levantou questionamentos sobre o futuro da Pixar no cinema. O direcionamento das produções para o streaming Disney+ também tem sido motivo de especulações sobre o enfraquecimento da marca Pixar pela Disney. Ainda assim, ao longo de sua carreira, Peter Sohn, diretor e animador da Pixar, deixou uma marca significativa na indústria cinematográfica, inspirando e encantando pessoas ao redor do mundo com seus personagens cativantes e emocionalmente envolventes.

Estreia nos cinemas nacionais em 22 de junho.

Ficha Técnica

Titulo: Elemental
Ano: 2023
Direção: Peter Sohn
Roteiro: Brenda Hsueh, John Hoberg
Gênero: Animação, Comédia, Família
Distribuição: Pixar Animation Studios
Elenco: Leah Lewis, Mamoudou Athie, Mason Wertheimer